11 junho, 2014

POESIAS QUE SANGRAM


 


Nome: Poesias que Sangram
Autor: Paloma Viricio
1ª edição 2014
Nº de páginas: 204
venda Clube de Autores

 

Sinopse -Skoob

Poesia. Uma palavra composta por seis letras e milhares de sentimentos. Difícil traduzir em significado, mas que pode aliviar, enfatizar ou fazer com que o poeta transforme-se através da arte da escrita. Uma coleção delas? Mais que um livro... um pedaço da alma de quem escreve. Por isso, são mágicas e especiais. Poesias que Sangram presenteia o leitor com alegria, drama, dor, amor, infelicidade e outras caixinhas de elementos abstratos que somente podem ser entendidos por almas melancólicas e sensíveis. A prova de que as palavras podem de alguma forma transformar pessoas e o mundo. Escrito em aproximadamente três meses, foi confeccionado através de várias inspirações, entre elas as escritas de grandes poetas como Vinicius de Moraes, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Renato Russo, Cazuza e tantos outros. Um livro que promete mexer com os sentimentos e a sensibilidade do leitor de maneira ímpar.




Eu demorei demais para postar a resenha desse livro porque eu gosto de ter um pouco mais de tempo para avaliar autores nacionais novos, gosto de deixar a atual impressão me levar, principalmente se for de poesia. As poesias desse livro são envolventes, te buscam de uma forma mais simples e direta, sem muitas metáforas complicadas e com um foco que você consegue perceber durante toda a leitura.

Gostei muito das sinestesias leves que deram uma impressão muito delicada aos poemas e as personificações também foram realizadas com sucesso, no entanto eu achei que tiveram indagações demais ao longo dos versos as vezes três ou quatro perguntas que tornaram um pouco clichê e me deram a impressão de ser superficial pelo fato de que o eu-lírico responde como se sente o tempo todo, mas será que é realmente necessário ele se indagar como nós nos sentimos. Me fez questionar se o poema foi uma expressão do eu-lírico ou só uma escrita para os leitores.

No geral, eu gostei muito e recomendo o livro. Se é por esse caminho que nossos escritores brasileiros estão seguindo creio que estamos sendo encaminhados para um lugar muito bom e de sucesso. Espero que gostem da leitura tanto quanto eu gostei. Abraços!

Nenhum comentário: